Estilo de Decoração Maximalista
Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido a expressão “menos é mais”, mas no mundo da decoração, isso é bem questionável! Comprovamos isso com o estilo “Maximalista”, incentivado pelo arquiteto Robert Venturi que dizia “menos é chato”. Uma vez que o minimalismo tem a função de atender as necessidades dos ambientes com menos consumo, o maximalismo prioriza a criatividade pautada na sobreposição e no exagero para gerar um espaço cheio de personalidade.
Então vamos nos inspirar com esse estilo e quem sabe atualizar a decoração de casa.
Afinal, o que é o Maximalismo?
O Maximalismo é um estilo próprio onde você pode ter total liberdade criativa para misturar tendências e personalizar um ambiente. Em geral, esse tipo de decoração costuma ser composto por muitos contrastes de cores, texturas, sobreposições, repetições de detalhes, peças únicas e até mesmo composições inesperadas.
Aqui, você é livre para misturar elementos clássicos e modernos, elegantes e simples e criar seu próprio estilo!
Mais é mais!
Você sabia que quem gosta do excesso dos elementos presentes nos espaços, pode muito bem saber fazer misturas sem perder o bom gosto?
O Maximalismo é a melhor forma de soltar a criatividade pensando nos seus gostos pessoais!
Como usar o maximalismo na hora de decorar?
Por não ter regras definidas, o começo da criação de um ambiente maximalista pode parecer um pouco confuso, mas adotar o excesso não significa ter um ambiente bagunçado e pesado.
Para isso, faça uma curadoria do que de fato você gostaria de ter no espaço escolhido e use e abuse nas sobreposições.
Monte sua decoração Maximalista
Encontre a medida certa para a decoração: Existe uma linha tênue entre o exagero do Maximalismo e o Cafona, então o que você deve fazer é selecionar cada objeto e sentir as necessidades do ambiente.
Cores nunca são demais: Como esse tipo de decoração é livre, você pode escolher as cores que achar melhor, mas uma dica é usar tonalidades neutras ou chamativas nas paredes para que elas façam contrastes com os outros elementos do espaço.
Sua criatividade em primeiro lugar: Acredite em você e nos seus gostos, ou seja, não se apegue à tendência já existentes, crie o cômodo da sua cabeça pensando nas suas particularidades.
Capriche na decoração: Se tem uma coisa que é permitida dentro do Maximalismo é o uso da decoração, mas entenda que cada objeto não está no local por acaso, afinal cada um tem seu significado!
A flexibilidade pode ajudar: Depois de terminar a decoração de um lugar, não significa que ele esteja finalizado, na verdade, ela começa naquele momento. O Maximalismo acompanha a sua vida e os elementos que você gosta em cada fase.